Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica
A questão do desenvolvimento energético está sendo muito debatido devido a sua importância na qualidade de vida da sociedade. Dessa forma a necessidade de uma energia alternativa e limpa, como a energia eólica, é de grande importância em um meio em que a população exige um crescimento na demanda energética.
A energia eólica é a energia cinética contida no movimento das massas de ar, o vento. O aproveitamento da energia eólica é feita pela utilização das turbinas eólicas e máquinas elétricas para conversão em eletricidade, ou com o uso de catas-ventos ou moinhos para o bombeamento de água.
Entre as vantagens da energia eólica pode-se citar a não emissão de gases poluentes ou de outros resíduos bem como a redução da logística necessária para manter o gerador funcionando (devido a ausência de transporte de combustíveis e a necessidade de baixa manutenção). A substituição de outras fontes por conversão de energia eólica pode diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, a energia cinética das massas de ar é uma fonte inesgotável [1].
Normalmente os geradores são agrupados em parques eólicos, trazendo benefícios financeiros para os proprietários e a geração de emprego. Os parques eólicos são compatíveis com o uso de outras utilizações do terreno, como a pecuária e agricultura, aumentando o seu valor agregado. Considerando que o tempo de instalação é relativamente baixo (meses a dezenas de meses), e que há diversos incentivos para a montagem destes parques, a rentabilidade de investimento é rápida [3].
Do ponto de vista do Estado, uma vantagem é a redução das pressões por compra de combustíveis fósseis no exterior. Esta pressão no Brasil está baixa, mas tende a crescer à medida que o país aumenta suas necessidades energéticas. Além disso, a potencial redução da emissão de CO2 facilita o cumprimento do protocolo de Quioto, reduzindo possíveis penalizações. E estas vantagens ocorrem sem aumento excessivo dos custos de geração [1].
Uma das desvantagens da energia eólica mais citada é o impacto sobre a vida selvagem do local, principalmente pelo choque das aves nas pás, interferindo nas suas migrações [1].
Outra desvantagem é que grandes torres provocam também um impacto visual, incluindo o aparecimento de sombras móveis. Junto com o impacto sonoro, que vem sendo reduzido com novas tecnologias, estes impactos devem ser observado com muito cuidado em aplicações de conversores de energia eólica nas cidades [1].
Mas, a principal desvantagem do uso da energia eólica é a aleatoriedade da velocidade do vento. Assim sua disponibilidade é difícil de prospectar ou de prever. O planejamento do uso desta energia de forma confiável exige a integração com outras fontes e uma boa avaliação do comportamento temporal da carga elétrica do local.
Para a avaliação do potencial eólico de uma região, cidade ou não, é necessária a coleta de dados dos ventos com precisão e com um bom histórico. Assim será possível um mapeamento eólico da região para que análises de viabilidade técnica e econômica sejam feitas.
Referência Bibliográfica:
[1]PORTAL ENERGIA. Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica. Portal Energia – Energias Renováveis. Disponível em: http://www.portal-energia.com/vantagens-desvantagens-da-energia-eolica/ Acessado em 26/04/11. Agosto, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário