quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Distribuição de Weibull

Antes de mais nada, é importante sabemos o que é a distribuição de Weibull, para melhor entendermos como o vento varia de acordo com o tempo, para assim, podemos continuar na nossa análise do vento. Dessa forma darei uma breve introdução do que é esta equação, e como é sua distribuição. Assim como pode controlar uma turbina eólica.

A função Weibull é a distribuição de probabilidade contínua, usada em estudos de tempo de vida e estimativa de falhas de maneira contínua que se aproxima à distribuição representada nos histogramas de velocidade, como por exemplo a velocidade do vento. Esta distribução é utlizada principalmente devido sua maior precisão na descrição das circunstâncias do vento e esta é a empregada nos trabalhos de avaliação de potenciais eólicos.

A função da distribução de Weibull leva em consideração o desvio padrão dos dados coletados, sendo este um parâmetro estatístico, do qual traz a informação das incertezas com que podem ocorrer as velocidades previstas a partir dos dados coletados em um certo período.

A distribuição de Weibull obedece à equação :

Os parâmetros apresentados no cálculo de Weibull, “c” e “k”, representam:
“k”- parâmetro ou fator de forma da distribuição dos ventos, é adimensional;
“c”-parâmetro ou fator de escala, a velocidade média, dado em m/s.
O parâmetro “c”, fator de escala, define a escala da distribuição e está diretamente relacionado com a velocidade média. O parâmetro “k” é denominado de parâmetro de forma, define a forma da distribuição e está relacionado com o desvio padrão.k na curva de distribuição.
A Figura 1 ilustra a influência do parâmetro de forma


Figura 1: Distribuição de Weibull de acordo com o k



Nenhum comentário:

Postar um comentário